A Meninice segundo Erik Erikson
Erik
Homburger Erikson foi um psicanalista de origem Alemã, nascido em Frankfurt,
que viveu entre 15 de Junho de 1902 e 12 de Maio de 1994.
Na sua
Teoria Psicossocial do Desenvolvimento, Erikson propõe uma concepção de
desenvolvimento em oito estágios psicossociais, perspectivados por sua vez em
oito idades que decorrem desde o nascimento até à morte, pertencendo as quatro
primeiras ao período de bebé e de infância, e as três últimas aos anos adultos
e à velhice.
Em cada um desses estágios há uma função que, em forma de conflito
ou crise, assume uma vertente positiva e uma negativa. Esses estágios
contribuem para a formação da personalidade e por isso, são importantes mesmo
depois de atravessados.
- Primeiro Estágio: Confiança vs Desconfiança (0 a 1 ano)
- Segundo Estágio: Autonomia vs Vergonha (2 e 3 anos)
- Terceiro Estágio: Iniciativa vs Culpa (4 e 5 anos)
- Quarto Estágio: Indústria vs Inferioridade (6 a 11/12 anos)
- Quinto Estágio: Identidade vs Confusão (12 a 18 anos)
- Sexto Estágio: Intimidade vs Isolamento (20 a 30 anos)
- Sétimo Estágio: Generatividade vs Estagnação (30 a 60 anos)
- Oitavo Estágio: Integridade vs Desespero (após os 60 anos)
No caso que
vamos abordar, (Meninice segundo Erik Erikson), iremos focar-nos no 4º Estágio:
Indústria vs Inferioridade (6 a 11/12 anos).
Este estágio
ocorre junto com a fase escolar de uma criança e um pouco antes da adolescência.
Para Erikson, nesta idade a criança já se sente capaz de produzir, mas esse
grau de produtividade está fortemente relacionado na maneira como a criança
resolveu os conflitos nas fases anteriores.
Para a criança conseguir produzir, é
necessário que ela tenha adquirido a confiança da primeira fase, a autonomia da
segunda fase, e a iniciativa da terceira fase. Com confiança, autonomia e
iniciativa, a criança no seu quarto estágio deverá ser capaz de produzir e
sentir-se competente.
Por outro
lado, esta é uma fase sensível e se o grau de exigência for demasiado grande, a
criança pode sentir que não consegue corresponder e como consequência, regredir
a estágios anteriores de desenvolvimento, estabelecendo-se um sentimento de
inferioridade que poderá levar a bloqueios cognitivos.
Nesta fase a criança deverá sentir-se integrada na escola, uma vez
que novos relacionamentos interpessoais serão importantes na construção da sua
própria identidade.
Vídeo com imagens que retratam bem, os diferentes estágios da Teoria Psicossocial do Desenvolvimento de Erik Erikson
Sem comentários:
Enviar um comentário