sexta-feira, 17 de maio de 2013

Erik Erikson


A Meninice segundo Erik Erikson



  Erik Homburger Erikson foi um psicanalista de origem Alemã, nascido em Frankfurt, que viveu entre 15 de Junho de 1902 e 12 de Maio de 1994.


 


    Na sua Teoria Psicossocial do Desenvolvimento, Erikson propõe uma concepção de desenvolvimento em oito estágios psicossociais, perspectivados por sua vez em oito idades que decorrem desde o nascimento até à morte, pertencendo as quatro primeiras ao período de bebé e de infância, e as três últimas aos anos adultos e à velhice. 
    Em cada um desses estágios há uma função que, em forma de conflito ou crise, assume uma vertente positiva e uma negativa. Esses estágios contribuem para a formação da personalidade e por isso, são importantes mesmo depois de atravessados.

    Os 8 estágios são os seguintes:

  • Primeiro Estágio: Confiança vs Desconfiança (0 a 1 ano)
  •  Segundo Estágio: Autonomia vs Vergonha (2 e 3 anos)
  • Terceiro Estágio: Iniciativa vs Culpa (4 e 5 anos)
  •  Quarto Estágio: Indústria vs Inferioridade (6 a 11/12 anos)
  •  Quinto Estágio: Identidade vs Confusão (12 a 18 anos)
  • Sexto Estágio: Intimidade vs Isolamento (20 a 30 anos)
  • Sétimo Estágio: Generatividade vs Estagnação (30 a 60 anos)
  • Oitavo Estágio: Integridade vs Desespero (após os 60 anos)


    No caso que vamos abordar, (Meninice segundo Erik Erikson), iremos focar-nos no 4º Estágio: Indústria vs Inferioridade (6 a 11/12 anos).


    Este estágio ocorre junto com a fase escolar de uma criança e um pouco antes da adolescência. Para Erikson, nesta idade a criança já se sente capaz de produzir, mas esse grau de produtividade está fortemente relacionado na maneira como a criança resolveu os conflitos nas fases anteriores. 
    Para a criança conseguir produzir, é necessário que ela tenha adquirido a confiança da primeira fase, a autonomia da segunda fase, e a iniciativa da terceira fase. Com confiança, autonomia e iniciativa, a criança no seu quarto estágio deverá ser capaz de produzir e sentir-se competente.

    Por outro lado, esta é uma fase sensível e se o grau de exigência for demasiado grande, a criança pode sentir que não consegue corresponder e como consequência, regredir a estágios anteriores de desenvolvimento, estabelecendo-se um sentimento de inferioridade que poderá levar a bloqueios cognitivos. 
    Nesta fase a criança deverá sentir-se integrada na escola, uma vez que novos relacionamentos interpessoais serão importantes na construção da sua própria identidade.


    Vídeo com imagens que retratam bem, os diferentes estágios da Teoria Psicossocial do Desenvolvimento de Erik Erikson

 
 

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