quinta-feira, 23 de maio de 2013

Lawrence Kohlberg



A Meninice segundo Lawrence Kohlberg




    Lawrence Kohlberg nasceu a 25 de Outubro de 1927 em Nova York e faleceu a 19 de Janeiro de 1987 em Boston. 
   Kohlberg foi professor na Universidade de Chicago, bem como na Universidade Harvard. 
    Especializou-se na investigação sobre educação e argumentação moral, sendo mais conhecido pela sua teoria dos níveis de desenvolvimento moral. Muito influenciado pela teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, o trabalho de Kohlberg refletiu e desenvolveu as ideias do seu predecessor, ao mesmo tempo criando um novo campo na psicologia: "Desenvolvimento Moral".

    A sua Teoria do Desenvolvimento Moral, pode ser agrupada em três níveis de dois estágios cada: Pré-Convencional; Convencional e Pós-Convencional.

A teoria de Kohlberg divide-se da seguinte forma:

♦ Nível 1 (Pré-Convencional)
1. Orientação "punição obediência"
(Como eu posso evitar a punição?)
2. Orientação autointeresse
(O que eu ganho com isso?)

♦ Nível 2 (Convencional)
3. Acordo interpessoal e conformidade
(Normas sociais)
(Orientação "bom moço"/"boa moça")
4. Orientação "manutenção da ordem social e da autoridade"
(Moralidade "Lei e Ordem")

♦ Nível 3 (Pós-Convencional)
5. Orientação "Contrato Social"
6. Princípios éticos universais
(Consciência principiada)

    Na teoria de Kohlberg, o nível que corresponde à meninice é o Nível 1 Pré-Convencional, sendo este mais comum em crianças, apesar de também puder ser constatado em alguns adultos.

    O nível pré-convencional, consiste apenas do 1º e 2º estágios de desenvolvimento moral, e é um estágio em que a pessoa (criança) está preocupada apenas consigo própria numa maneira egocêntrica. 
      Alguém com uma moral pré-convencional ainda não adotou ou interiorizou as convenções da sociedade sobre o que é certo ou errado, focando-se apenas nas consequências externas que certos atos possam originar. Estas são características comuns nas crianças dos 6 aos 12 anos.

     O 1º Estágio é caracterizado por ser o estágio da punição e obediência, onde o único propósito da moralidade das crianças é obedecer às regras, para com isso evitar a punição ou castigo.
    Para estas crianças uma ação é vista como errada, apenas porque quem a cometeu foi punido, sendo que quanto pior for a punição pior é visto o ato. Existe também um maior respeito em relação às pessoas de maior poder (neste caso em relação às pessoas com o poder de castigar).
     Neste estágio as crianças apenas se interessam com o seu próprio bem-estar ignorando completamente o bem-estar ou pontos de vista dos outros. Por isto, as crianças nesta idade tendem a parecer mais egoístas.

      O 2º Estágio é ao mesmo tempo um estágio em que a criança apenas se move pelos seus próprios interesses.
      A sua moralidade baseia-se em cumprir as regras quando estas forem do seu interesse imediato.
     Por outro lado, já reconhecem que outros possam ter pontos de vista diferentes dos seus, mas apenas se estes contribuírem para a realização dos seus próprios interesses, ou seja, os outros são apenas utilizados como meios para atingir um fim, sendo que este fim é o interesse próprio da criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário