A Meninice segundo Lawrence Kohlberg
Lawrence
Kohlberg nasceu a 25 de Outubro de 1927 em Nova York e faleceu a 19 de Janeiro
de 1987 em Boston.
Kohlberg foi professor na Universidade de Chicago, bem como
na Universidade Harvard.
Especializou-se na investigação sobre educação e
argumentação moral, sendo mais conhecido pela sua teoria dos níveis de
desenvolvimento moral. Muito influenciado pela teoria do desenvolvimento
cognitivo de Jean Piaget, o trabalho de Kohlberg refletiu e desenvolveu as
ideias do seu predecessor, ao mesmo tempo criando um novo campo na psicologia:
"Desenvolvimento Moral".
A sua Teoria
do Desenvolvimento Moral, pode ser agrupada em três níveis de dois estágios
cada: Pré-Convencional; Convencional e Pós-Convencional.
A teoria de
Kohlberg divide-se da seguinte forma:
♦ Nível 1 (Pré-Convencional)
1. Orientação "punição
obediência"
(Como eu posso evitar a punição?)
2. Orientação autointeresse
(O que eu ganho com isso?)
♦ Nível 2 (Convencional)
3. Acordo interpessoal e
conformidade
(Normas sociais)
(Orientação "bom
moço"/"boa moça")
4. Orientação "manutenção da
ordem social e da autoridade"
(Moralidade "Lei e
Ordem")
♦ Nível 3 (Pós-Convencional)
5. Orientação "Contrato
Social"
6. Princípios éticos universais
(Consciência principiada)
Na teoria de
Kohlberg, o nível que corresponde à meninice é o Nível 1 Pré-Convencional,
sendo este mais comum em crianças, apesar de também puder ser constatado em
alguns adultos.
O nível
pré-convencional, consiste apenas do 1º e 2º estágios de desenvolvimento moral,
e é um estágio em que a pessoa (criança) está preocupada apenas consigo própria
numa maneira egocêntrica.
Alguém com uma moral pré-convencional ainda não
adotou ou interiorizou as convenções da sociedade sobre o que é certo ou
errado, focando-se apenas nas consequências externas que certos atos possam
originar. Estas são características comuns nas crianças dos 6 aos 12 anos.
O 1º Estágio
é caracterizado por ser o estágio da punição e obediência, onde o único propósito
da moralidade das crianças é obedecer às regras, para com isso evitar a punição
ou castigo.
Para estas
crianças uma ação é vista como errada, apenas porque quem a cometeu foi punido,
sendo que quanto pior for a punição pior é visto o ato. Existe também um maior
respeito em relação às pessoas de maior poder (neste caso em relação às pessoas
com o poder de castigar).
Neste
estágio as crianças apenas se interessam com o seu próprio bem-estar ignorando
completamente o bem-estar ou pontos de vista dos outros. Por isto, as crianças
nesta idade tendem a parecer mais egoístas.
O 2º Estágio
é ao mesmo tempo um estágio em que a criança apenas se move pelos seus próprios
interesses.
A sua
moralidade baseia-se em cumprir as regras quando estas forem do seu interesse
imediato.
Por outro
lado, já reconhecem que outros possam ter pontos de vista diferentes dos seus,
mas apenas se estes contribuírem para a realização dos seus próprios
interesses, ou seja, os outros são apenas utilizados como meios para atingir um
fim, sendo que este fim é o interesse próprio da criança.
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