segunda-feira, 3 de junho de 2013

A Meninice segundo Jean Piaget

    

    Sir Jean William Fritz Piaget nascido em 9 de agosto de 1896 - 16 de setembro de 1980 foi um epistemólogo suíço, considerado o um dos mais importantes pensadores do século XX. Criou nos anos 40 a 45 a teoria de estágios, que também é chamada de Teoria Cognitiva.




    A Teoria Cognitiva, é dividida em quatro estágios sobre o desenvolvimento cognitivo no ser humano. 
    
    São esses quatros estágios:
    
    • Período Senso- Motor – 0 aos 2 anos;
    • Período Pré-operacional – 2 aos 7 anos;
    • Estágio de Operações concretas – 7 aos 11 anos;
    • Estágio de operações formais – Inicia aos 11 anos.

    No caso que vamos abordar, (Meninice segundo Jean Piaget), iremos focar-nos no Estágio de Operações concretas – 7 aos 11 anos.

    Neste estádio a principal mudança que ocorre na criança é que ela deixa de confundir o real com a fantasia. É nesta altura que a criança adquire a capacidade de realizar operações. A criança começa a lidar com conceitos abstratos como os números e relacionamentos.  Deste modo, Piaget fala em operações de pensamento em vez de ações. Devido a estrutura do pensamento dá-se o desenvolvimento da linguagem, e deixa de existir monólogo, passando ao diálogo principalmente com os seus familiares e amigos.

    É ainda nesta fase que a criança começa a dar grande valor ao grupo de pares, devido à diminuição do egocentrismo, adquirindo valores tais como a amizade, companheirismo, partilha, entre outros, factos que ajudam a criança a desenvolver progressivamente a capacidade de se colocar no ponto de vista de outro indivíduo.    

    Podemos ainda verificar neste mesmo estágio uma mudança de comportamento na criança, ao nível de noções de conservação de matéria, tais como o volume, a massa e o comprimento. O vídeo apresenta um teste, o conhecido jogo dos copos, o objetivo do jogo é fazer com que ela perceba que por mais que há diferenças entre as dimensões dos copos, o volume manteve-se igual. O teste cria uma dificuldade de compreensão para criança, já que o segundo copo tem uma altura maior, fazendo com que ela tenha a sensação de que este segundo copo tenha maior volume do liquido.










Sem comentários:

Enviar um comentário