O movimento é à base da ação do sujeito com o mundo e outras pessoas, sendo o mediador, de um comportamento que ocorre a partir da interação que recebe do meio em que vive.
O movimento é indispensável para o equilíbrio físico, cognitivo, social e afetivo,os quais, por sua vez, são condicionantes do desenvolvimento motor.
Os movimentos construídos pelosa sujeitos, em cada situação, construções essas que dependem tato dos recursos biológicos e psicológicos de todas as pessoas, quanto das condições do meio ambiente em que ela vive. (FREIRE, 2002, p.22).
Ao nascer à criança é caracterizada por uma atividade motora do tipo reflexo, e após os primeiros meses começam os movimentos intencionais, o desenvolvimento motor é a base para adquirir habilidades em níveis posteriores.
Freire (2002) diz que os esquemas motores correspondem no plano da inteligência corporal, as representações mentais ou pensamentos no plano da inteligência conceitual, surgindo então o comportamento inteligente. As aquisições básicas do desenvolvimento psicológico e locomotor são devido ao caráter lúdico que envolve as atividades físicas da criança, pois o brincar é a ocupação mais importante para a criança. As brincadeiras ocupam papel central no desenvolvimento das habilidades motoras finas e movimentos globais, na qual os brinquedos são vitais para o desenvolvimento infantil.
Com os estímulos que a criança recebe do ambiente, o comportamento motor pode sofrer alterações e apresentar diferenças quanto às características apresentadas em cada idade.
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