É o inicio da construção lógica, a capacidade da criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vistas diferentes. Tornam capazes de realizar operações concretas ações internalizadas que se ajustam a um sistema lógico.
No plano afetivo, significa que ela será capaz de cooperar com o outro, trabalhar em grupo e ter autonomia pessoal e no plano intelectual surge uma nova capacidade: consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um objetivo e reverte-la para o início.
Ao que se refere aos novos aspectos do pensamento a criança: conseguem perceber e considerar mais de um atributo de um objeto de uma vez e forma categorias de acordo com critérios múltiplos. Entendem que algumas propriedades de um objeto vão permanecer as mesmas, mesmo quando outras são alteradas.
Adquirem a convicção de que é necessário que algumas qualidades sejam conservadas, apesar de mudanças aparentes. Comparam mentalmente as mudanças em dois aspectos de uns problemas e percebem como uma compensa a outra.
Entendem que algumas operações podem negar ou reverter os efeitos de outras; conseguem se comunicar de maneira mais eficaz, e pensar como os outros a percebem e entendem que uma pessoa pode sentir de uma maneira e agir de outra.
Conseguem regular suas interações umas com as outras, e brincar com jogos baseados em regras. Julgam os comportamentos e levam em contas as intenções.
Sem comentários:
Enviar um comentário