quarta-feira, 12 de junho de 2013

Contribuição da Psicomotricidade para o Desenvolvimento psicológico da criança. #2

    O ser humano precisa compreender como ajudar o outro a se desenvolver, onde o ato de relação ao outro e a si próprio ajuda a desenvolver capacidades. Nesse sentido, Rossetti- Ferreira (2003) afirma que o desenvolvimento integral da criança só pode se materializar a partir do momento que a educação não se divide em parte cognitiva em detrimento afetivo, social ou motor.

    O desenvolvimento psíquico da criança se traduz a partir de interações entre a criança e o seu contexto físico e social onde educador e alunos assumem um a função especifica na construção do conhecimento.

  
As práticas em atitudes e comportamento demandam conhecimentos, e valores que são potencializadores no sentido de contribuir para o desenvolvimento da criança.

    A construção da aprendizagem se dá de modo significativo com a ludicidade e afetividade que a psicomotricidade proporciona de maneira prazerosa.

    A aprendizagem acontece não apenas com conhecimentos culturalmente oferecidos, mas acima de tudo com a construção da identidade e de atitudes básicas para a socialização dos alunos em relação ao outro, o afeto e a capacidade expressiva das emoções.

    O conhecimento psicológico assume assim um ponto de referencia para uma intervenção pedagógica e expande-se à área de psicomotricidade que valoriza e desenvolve capacidades.

    Para educar é necessário que o educador crie situações significativas de aprendizagem, para alcançar habilidades cognitivas, psicomotoras e socioafetivas. (GARCIA, 2001). O processo educativo é realizado na família, na rua, nos grupos sociais e na escola, por isso se torna fundamental a consciência de que o lúdico fornece informações significativas a respeito da criança como suas emoções, a forma como interage com o outro, seu desempenho físico e motor e seu estagio de desenvolvimento lingüístico e psicológico e sua formação moral.

    Partindo do pressuposto histórico-cultural, acredita-se que a criança é um ser social, e considera sua atividade fundamental no processo de desenvolvimento, pois possui tempo e espaço determinados.
  
    Desta forma, há a possibilidade de apropriação dos mais diversos conhecimentos, através de interações sociais, desde o momento em que nasce. Esta criança é sujeito atuante em seu meio, é participante no diálogo com a realidade.

    O sucesso de um processo de ensino-aprendizagem requer a integração de três aspectos: cognitivo, afetivo e motivacional. A afetividade e a motivação é a capacidade de sentir e reconhecer as próprias emoções comportar-se adequadamente, racionar e tomar decisões nos contextos vitais, através de suas experiências.

Sem comentários:

Enviar um comentário